terça-feira, 16 de junho de 2009

REFLEXÃO SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO


De acordo com o texto Franz K.Pereira vimos que a sociedade pós moderna é a sociedade das tecnologias, onde as crianças que nascem estão em contato direto com essas tecnologias, com o mundo virtual, com os cyber em fim com tudo que vem estimula-lo e fazer sua imaginação fluir.

Mas, infelizmente, percebe-se que a escola não oferece este mundo as crianças, o ensino ainda é o mesmo de séculos atrás, onde muitas vezes o único recurso é o quadro de giz ou o quadro branco, na verdade em algumas escolas o que mudou foram os quadros que de giz passou para quadro branco e o giz para marcador e percebe-se que esta conquista é graças aos professores que realizam promoções e coma ajuda da comunidade escolar consegue este pequeno avanço.

Percebe-se também que as tecnologias nas salas de aula muitas vezes não é possível, pois o professor não está preparado para este avanço, o professor não é qualificado e a sua formação não o preparou para este mundo e não se pode passar aquilo que não se sabe,ou seja não domina .

A partir de tudo isso a grande preocupação é o quanto a escola vem sendo desinteressante aos nossos alunos e daí vem a evasão e a falta de estímulo para o avanço. A tecnologia chegando e conseguindo conciliar o aprendizado de sala de aula, a melhora será visível, já que cada conhecimento gera novos conhecimentos, uma vez que, hoje já é possível manusear as tecnologias existentes com mais facilidade,pois o professor já pode se qualificar nos diversos programas que o governo oferece mudando assim a sua visão e suas metodologias melhorando com isso a aprendizagem do aluno.

Um comentário:

  1. Partilho com vc da mesma preocupação, pois também vejo a Escola como um espaço sem nenhum atrativo para o aluno e as vezes me sinto impotente e até incapaz diante de toda essa situação, porém não devemos desistir e procurar utilizar as tecnologias existentes na Escola para mudar toda essa situação.

    ResponderExcluir